TENDE CORAGEM! EU VENCI O MUNDO ( Jo 16, 29-33)

Que fé tinha os apóstolos e que fé nós temos? Às vezes nossa fé é imatura, por esta razão sucumbimos diante das crises e obstáculos que a vida nos traz. No evangelho de hoje os apóstolos parecem estar seguros. “Eis que agora falas claramente e não usas mais figuras. Cremos que vieste da parte de Deus”, afirmam eles. Jesus parece jogar um balde água fria neste “fervor” fundamentado na pura emoção do momento. “Credes agora?”, diz Jesus, daqui a pouco vocês todos me deixarão. É assim nossa também nossa fé. Professamos a fé num momento de emoção, quando tudo parece estar dando certo em nossa vida; quando as coisas estão todas encaminhadas, tudo certinho. Nesta hora afirmamos com fervor que temos fé, que amamos a Jesus que somos dele, e que jamais o abandonaremos. Contudo, bastam às primeiras crises, as primeiras situações difíceis que já o negamos. Os apóstolos acreditavam que o fato de crer, todos os problemas estaria superado.
Seguir Jesus e ter fé nele é assumir o compromisso de suportar o peso da cruz, de subir com ele para o duro caminho do calvário. A fé autêntica, madura é aquela que acredita que em momento algum, seja ele bom ou mau Deus não nos deixará na mão, não nos abandonará. “O Pai está comigo”, disse Jesus.
Jesus confiava plenamente no Pai. Somos chamados a confiar em Deus em todos os momentos da nossa vida, seja ele qual for. Chamados a ter aquela confiança de uma criancinha nas mãos do pai que ama. Quando a criança se sente protegida, permanece em paz, tranquila, serena. Quando não conta com a companhia do pai, desenvolve medos e inseguranças, pois acredita estar sozinha, assim os problemas apresentam uma dimensão maior do que a real. Muitas vezes, quando essa criancinha se percebe sozinha, ela desenvolve um comportamento agressivo e egoísta, pois, já que ninguém olha por ela, aprende a se defender sozinha e acredita que somente ela própria pode fazer algo por si mesma. É assim que surgem muitos adultos autossuficientes, desconfiados e isolados do mundo.
Deus está conosco. Esta deve ser a nossa certeza também, Deus está sempre conosco, todos os dias, em todos os momentos. “No mundo tereis tribulações. Mas, tende coragem! Eu venci o mundo!” É fácil ter fé no Cristo refulgente, glorioso, que resolve nossos problemas; difícil é aceitar o Cristo da sexta-feira santa, o Cristo do horto, do pretório, do calvário, da cruz e do sepulcro.
Padre Reginaldo José da Silva
Cura da Catedral de Guaxupé
Desenvolvido por Minas Web