VINDE A MIM, APRENDEI DE MIM E ENCONTRAREIS DESCANSO (Mt 11,28-30)

Jesus no evangelho nos faz um convite, vinde a mim, todos os que estão cansados e fadigados, oprimidos pelo peso dos fardos da vida, cansados de lutar, de chorar, ou até mesmo de viver. Jesus oferece a todas as pessoas, conforto, alento alívio. Ele oferece e pode dar aos homens, o que oferece, e libertá-los do mal e toda opressão. Jesus convida a aproximarmo-nos dele. Ele é a Palavra de Salvação, ele tem Palavras de vida eterna. Aqueles que fizerem a experiência de ir a Jesus, escutar seu convite se tornam seus discípulos. Estes aprenderão a ter os mesmos sentimentos do Mestre. Jesus diz, “aprendei de mim”. Como bom Mestre, Jesus ensinará os que quiserem aprender com ele, um jeito novo de viver. O convite não é somente para ir, é para também aprender. Quem fica com Jesus, se tornará semelhante a ele, assumindo em sua vida, gestos e palavras o Ser do Mestre, se tornando semelhante a ele. E o que o Mestre ensinará ao discípulo? Jesus nos diz: “aprendei de mim, porque eu sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso”. O discípulo aprenderá a ser manso, banindo do coração a violência, a maldade; aprenderá a ser humilde, a confiar em Deus, se abaixando, permitindo que o Senhor atue, reine em todas as áreas de sua vida. Assim, o discípulo encontrará o descanso, entregando-se totalmente, nas mãos de seu Senhor, confiando nele.
Jesus nos revela o rosto amável de Deus, capaz de saciar os nossos mais profundos anseios. A fé torna-se então experiência de sermos revestidos com a força do alto, de caminharmos sem descanso, porque apoiados e sustentados por Deus, encontraremos o amor maior, o amor de Deus por cada um de nós. Esse amor é grande, infinito, profundo. A experiência com Jesus nos levará a descobrir que Deus nos amava antes de nascermos, nos ama hoje na situação em que nos encontramos e nos amará por todo sempre. Para experimentar a vida nova que Deus nos oferece é preciso Ir a Jesus, aprender com Jesus, se tornar seu discípulo e encontraremos o descanso, a felicidade que tanto ansiamos.
Jesus nos indica um caminho a seguir. Um novo modo de viver. Felizes daqueles que ouvem e atendem o chamado do Mestre Jesus. Tais pessoas encontrarão alegria, forças e coragem para prosseguir decididos e determinados nesta vida, confiando e esperando sempre no Senhor. Pois os que confiam, os que esperam no Senhor, “renovam suas forças, criam asas como águias, correm sem se cansar, caminham sem parar” (Is 40,31).
Padre Reginaldo José da Silva
Cura da Catedral de Guaxupé
Desenvolvido por Minas Web