DEUS SE ESCONDE DOS SÁBIOS E ENTENDIDOS E SE MOSTRA AOS PEQUENINOS (Mt 11, 25-27)

Jesus no evangelho irrompe num grande louvor ao Pai, por perceber que ele se revela não aos grandes, aos sábios da terra, mas aos pequeninos. Sábios e entendidos são aqueles que são arrogantes, não sabem ser humildes, fundamentados em suas teorias teológicas fundadas racionalmente, porém não geram comunhão com Deus. Acreditam que sabem tudo a respeito de religião. Não abrem mão de seu ponto de vista. Seu conhecimento serve para si mesmo, não conduz ninguém a Deus, pelo contrário, por vezes, afastam as pessoas do caminho do céu. Pequeninos são os que possuem pureza de coração, que acolhem a revelação de Deus. Estes confiam em Deus inteiramente, e estão seguros que a salvação vem de Deus, por esta razão estão fazem exigências, aceitam e abraçam de bom grado tudo que vem de Deus.
Deus nega sua graça aos arrogantes, e orgulhosos. Sem humildade, não há como Deus entrar em nosso coração. Como o próprio Jesus disse, é aos pequeninos que Ele é revelado: "Eu te louvo, ó Pai, pois escondestes estas coisas aos sábios e entendidos e as revelastes aos pequeninos". O que é que hoje (e sempre) separa muitas pessoas de Deus? Podemos responder numa palavra: a autossuficiência. A pessoa autossuficiente: não precisa de Deus; não tem tempo para Deus; e não o tem porque se encontra "muito ocupado". Todos nós temos uma parcela de autossuficiência que nos torna frios e insensíveis que nos distancia de Deus. Como arrancar da nossa vida a autossuficiência? Pedindo ajuda a Deus, aos demais, seja qual for a nossa idade ou experiência de vida; reconhecendo que erramos muitas vezes, não somos infalíveis, não somos os donos da verdade; pedindo desculpas quando erramos; sabendo ouvir a opinião dos outros e levando-as em consideração; rezando, contando com a ajuda de Deus, reconhecendo que, quando fazemos um bem, nossa parcela para a realização deste bem é bem pequena diante da ajuda divina; tendo tempo para Deus, abrindo "espaço" na semana, no dia, para rezar, para ir à Missa. Sejamos mais humildes! Deus se revela aos pequeninos.
Sejamos simples. Pessoa simples é pessoa sem “dobras”, descomplicadas, fáceis de lidar. Uma pessoa simples não é um bobo ou ingênuo. É admirável encontrar pessoas com alta capacidade artística, técnica, intelectual, operacional, que mantém a simplicidade, pois não se deixam iludir com o poder, o conhecimento, os cargos ou o dinheiro. Como são simples, sabem viver intensamente os pequenos e grandes momentos. Conhecem sua beleza e sua limitação. Por isso, a simplicidade é companheira da lucidez e da humildade. As pessoas simples aprendem com o tempo, e a todo tempo. Deus olha com carinho para quem é humilde e simples, e lhes concede todas as graças e bênçãos do céu.
Padre Reginaldo José da Silva
Cura da Catedral de Guaxupé
Desenvolvido por Minas Web