A MISSÃO VEM DE DEUS, PORQUE DEUS É MISSÃO (Mt 10,1-7)

O Evangelho traz-nos o “discurso da missão”. Nele, Mateus apresenta uma catequese sobre a escolha, o chamamento e o envio de “doze” discípulos (que representam a totalidade do Povo de Deus) a anunciar o “Reino”. Esses “doze” serão os continuadores da missão de Jesus e deverão levar a proposta de salvação e de libertação que Deus fez aos homens em Jesus, a toda a terra. Jesus chama os doze, comunica-lhes seu poder, e os envia para ir e anunciar o Reino, primeiramente às ovelhas perdidas da casa de Israel e depois a todos os homens da terra. A missão é de Jesus, os discípulos são seus colaboradores. O poder que lhes confere é à força do Espírito Santo dado para a missão. A missão nasce de Deus, do coração do Pai, que envia o Filho, e Jesus nos comunica o amor de Deus por meio do Espírito Santo.
Jesus é o missionário por excelência. Saiu do seio da Trindade, vindo ao nosso encontro, para comunicar a todos os homens e mulheres em todos os tempos o infinito e insondável amor do Pai. Jesus revela-nos na sua pessoa nossa vocação: somos filhos amados de Deus, e ao mesmo tempo ele nos envia em missão. Inseridos nele e na comunidade de fé pelo batismo, tornamo-nos membros da comunidade de fé e anunciadores do seu Reino de amor. A missão nasce do coração do Pai e chega a nós por meio do Filho e do Espírito Santo, na Comunidade (Igreja). A comunidade é responsável pela missão. Porém, a missão é de Deus, porque Deus é missão.
A experiência, o encontro com Deus que é missão, através da fé e da Igreja, vivenciada no encontro pessoal com Jesus, nos torna discípulos/missionários do Reino. Somos, portanto, uma Comunidade Missionária, Igreja viva. Sem a missão a Igreja adoece, perde seu dinamismo, mata sua vocação, que é comunicar a experiência de amor vivida em Cristo com os irmãos (as).
A missão é a natureza, a essência da Comunidade dos que creem em Jesus Cristo e aderiram ao seu projeto de amor, através do SEGUIMENTO. Gerados pela Palavra viva de Deus encarnado, irrigados pelo poder amoroso do Espírito Santo, a comunidade é chamada, convocada a anunciar o mistério salvífico de Jesus Cristo a todas as pessoas, em todos os lugares na face da terra.
Somos discípulos de Jesus Cristo, é nossa tarefa propagar a fé, dando testemunho operoso dele, pelo exemplo, pela palavra, no ambiente familiar, social e profissional. Temos urgência em anunciar nosso maior tesouro, nossa riqueza que é Jesus para que ele “seja encontrado, amado, seguido, adorado, anunciado e comunicado” a todas as pessoas, não obstantes as dificuldades e resistências. Não tenhamos medo! A missão é dele, mas também porque somos filhos de Deus podemos dizer, a missão é nossa, ou melhor, eu sou missão, porque Deus é missão.
Padre Reginaldo José da Silva
Cura da Catedral de Guaxupé
Desenvolvido por Minas Web