LIBERTADOS PARA ANUNCIAR AS MARAVILHAS DE DEUS (Mt 9,32-38)

Jesus no evangelho de hoje cura um homem mudo que estava possuído pelo demônio. O demônio é o espírito das trevas e da escuridão, espírito de rebeldia e de injustiça. Ele nos faz mudos (as) e tem poder sobre nós quando nos impede de expressar através dos nossos lábios o louvor que só a Deus é devido; quando não queremos nos pronunciar nem assumir compromissos, quando nos omitimos e não nos revelamos. O que significa ser mudo? Quantas situações a nossa volta necessitam de nossa ação e nossa voz. Às vezes ficamos realmente paralisados por um espirito mau. Para discernir se estamos ou não com um espírito mau, é preciso refletir. Todo espirito que não leva a melhorar nossas relações, nossa compreensão sobre as coisas, pessoas e ambientes em que vivemos, é espírito mau. Precisamos nos apresentar a Jesus, para que ele nos ajude, e restaure pela força de seu amor o canal de comunicação que foi danificado por ressentimentos, mágoas, situações que nos feriram e obstruíram o canal de comunicação entre, nós. É preciso eliminar aquilo que nos impede de agir para melhorar nossa relação como nossos familiares, como nossos colegas no trabalho, e com a vida.
Nascemos para comunicar. Sem comunicação o ser humano se isola, mata a vida, e perde-se o sentido do viver. Comunicamos com palavras, com gestos, e seja por palavras ou gestos, a comunicação deve ser fundamentada no amor, para conduzir o ser humano a fonte do bem, da vida e do amor, que é Deus. Sem comunicar nos tornamos homens e mulheres mudos, apáticos, sem compromisso, sem esperança, sem entusiasmo.
A multidão se admira do gesto de Jesus, os fariseus cheios de inveja, e possuídos pela maldade, demonizam os gestos de Jesus: “É pelo chefe dos demônios que ele expulsa os demônios”. Jesus sem perder tempo, com as perseguições e calúnias segue seu caminho, percorre seu itinerário. Ele não se deixa prender pelos empecilhos do caminho. Veio para ensinar, pregar, e curar. Ele veio para comunicar aos homens o infinito amor de Deus. Amor que cura o homem de todos os seus males, anuncia a Verdade que liberta os seres humanos das forças escravizantes do mal, veio trazer a vida que socorre, estende a mão aos que sofrem, concedendo-lhes vida nova. Alegria esperança e paz; veio conduzir a todos que aceitarem e crerem nele a salvação que vem de Deus.
Jesus ao ver a multidão abatida, cansada compadeceu-se delas, e viu que eram ovelhas sem pastor. E pediu aos seus que pedissem ao Pai que enviasse bons e santos operários para cuidar do povo. Deus cuida dos homens, por meio de homens; salva os homens por meio dos homens. Jesus nos chama a colaborar com ele. Precisamos fazer que a mensagem de Jesus, seu amor manifestado seja comunicado, a todas as pessoas as que próximas, e as que se encontram distantes. Temos que nos preocupar em levar aos outros, o que experimentamos de Jesus. Libertados do espírito mau, ou seja, do demônio que nos manteve mudo, anunciemos a todos as maravilhas de Deus.
Padre Reginaldo José da Silva
Cura da Catedral de Guaxupé
Desenvolvido por Minas Web