ALEGRAI-VOS! JESUS RESSUSCITOU!? (MT 28,8-15)

Estamos vivendo o tempo da Páscoa. Tempo de vida, onde somos chamados a celebrar a vitória de Cristo sobre as forças da morte que arrastavam a humanidade para longe de Deus. Cristo venceu o pecado, o mal e a morte. O evangelho apresenta a figura de algumas mulheres que na manhã daquele primeiro dia da semana, vão ao túmulo de Jesus, para chorar sua ausência. Chegam para celebrar não a vitória, mas para chorar o fracasso, a derrota. Ao se aproximarem do túmulo, se surpreendem com alguns sinais, e com a presença daquele que procuravam entre os mortos, que agora está vivo. Elas foram para chorar, porém o coração se alegrou com maior de todas as notícias. O Senhor, o que fora crucificado está Vivo. Estavam assombradas com medo e com alegria. Medo, pois o Mistério do amor de Deus assombra sua criatura, mas enche o coração de uma alegria indescritível. Ao receberem a notícia do anjo que Jesus, havia sido ressuscitado, as mulheres saem correndo para dar a feliz notícia aos outros irmãos.
Quando se experimenta a força do amor de Jesus Ressuscitado, se tem apressa para levá-lo aos outros. Embora elas não houvessem ainda se encontrado com ele, mas creem, elas acreditam na boa notícia, anunciada pelo anjo. Enquanto estão a caminho para contar aos irmãos, Jesus se apresenta diante delas. Ele “foi ao encontro delas e disse: Alegrai-vos”. O encontro com o ressuscitado produz alegria. Esta alegria será o antídoto, contra a dor irreparável que a morte produz no ser humano; alegria que é certeza de vitória. A vida triunfou, a morte foi vencida, o mal foi banido. Agora será preciso que o homem se abra a graça de Deus, para participar desta vitória. Jesus lhes diz: “Não tenhais medo. Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão”. Com o coração radiante, elas partem em missão. São anunciadoras do evangelho, isto é, da Boa Notícia. Terão que enfrentar resistências, mentiras, cansaços, maldades, e toda espécie de mal, porém tem certeza que o Senhor é quem irá a sua frente.
Quando elas partem para levar a boa notícia para os irmãos, os filhos das trevas, os que querem barrar, ofuscar a luz se preparam para arquitetar seus planos fundamentados em discursos evasivos, puramente humanos, para desqualificar o testemunho cristão. Os soldados são manipulados, comprados com dinheiro para inventarem mentiras, afirmando que o corpo de Jesus havia sido roubado. Este boato, ainda prevalece até nossos dias. A força do dinheiro, a corrupção, a mentira, a ideologia dominante difundida em muitos meios de comunicação social, querem impedir a comunicação da força da vida. Com seus discursos persuasivos, utilizam da politica para desqualificar o testemunho da Igreja e da fé, afirmando que a religião cristã, a fé é uma atraso para a nação e para o mundo. Portanto, a religião e a devem ser rechaçados. Com seus discursos, aparentemente “belos”, querem convencer as pessoas, que não precisamos de Deus, para viver, nem pouco nos organizar. A salvação do mundo está na técnica, na inteligência humana, no poder político e econômico. Querem banir a mensagem cristã, do coração e da vida dos homens e mulheres de hoje. Mas o cordeiro pascal, aquele que venceu, e está conosco, é mais forte que as forças da morte, e os poderes infernais que desejam destruir o testemunho daqueles dos que foram ressuscitados. Irmãos é Páscoa! Alegrai-vos! Não nos deixemos esmorecer. A vida triunfou. Jesus Ressuscitou! Aleluia, Aleluia!
Desenvolvido por Minas Web