NÃO BASTA DIZER É PRECISO SER DE DEUS (Mt 7, 21-29)

Ao encerrar o discurso do Sermão da Montanha Jesus, nos faz sérias advertências. Primeiro não basta dizer que é de Deus, ou falar de Deus, chamando-o de “Senhor, Senhor”, para entrar no Reino. Para Jesus não basta dizer, é preciso ser Deus. O fato de pregar a Palavra, fazer obras santas de Deus, libertar de demônios, profetizar, fazer milagres em seu nome, se caso não estiver com o coração em Deus. No Reino dos céus não entrará quem fala, mas quem faz. Esta é a advertência que a Palavra de Deus nos faz. Poderíamos perguntar: sobre que fundamento estamos construindo nossa vida? Será o dinheiro, nossos bens que poderão nos dar suporte no fim de nossa existência? A fé precisa se tornar ação, caso contrário nossa vida será uma completa ruína.
Outro ponto importante que a Palavra de Deus nos indica, é colocar fundamento para nossa vida e ação. A Vida cristã, nossas escolhas, atitudes, gestos e palavras deverão estar fundamentadas e alicerçadas em Cristo. Nossa fé deverá estar fundamentada na Palavra de Deus, esta Palavra deverá se encarnar em nossa vida, nossas atitudes. A vida cristã é vida construída sobre a rocha firme, sobre Deus. Não basta dizer que é cristão, levar um símbolo religioso sobre o peito, ter discursos bonitos, eloquência nas palavras, se tudo isto não for acompanhada de ação compatível. De que adianta falar sobre a caridade em relação ao próximo, se somos insensíveis com o sofrimento alheio? Pregar sobre o perdão e ser incapaz de perdoar? Portanto, o Reino está aberto para quem pratica a vontade de Deus.
A vontade de Deus é o alicerce onde aquele que crê constrói sua vida. Os ensinamentos de Jesus não são para ser admirados, mas vivenciados, colocados em prática. Quem os pratica é sustentado pelo próprio Deus. Quando aplicamos a Palavra de Deus em nossos dia a dia esta Palavra é transformada em projeto de vida, de tal maneira que nossa vida é toda orientada por ela. Sejamos prudentes, homens que constroem a casa sobre a rocha (Fé e vida) e não insensatos que constroem a casa sobre a areia (fé sem obras).
Não podemos ser cristãos de fachada, de aparência. Nossa vida não pode estar alicerçada sobre nós mesmos, na nossa vontade, mas em Cristo, na sua pessoa e Palavra. Somos chamados a buscar a Verdade, amar a Verdade e viver na Verdade. Diante de Deus só se constrói sobre a Verdade. A Verdade é Ele, em sua Vontade que deve ser feita dia a dia. Não é qualquer fazer que salva, mas o fazer em Deus e com Deus. Fazer a vontade de Deus é o verdadeiro teste, para avaliar se nossa vida está sobre a rocha, ou sobre nós mesmos. Se estiver sobre nós será grande a nossa ruína.
Padre Reginaldo José da Silva
Cura da Catedral de Guaxupé
Desenvolvido por Minas Web