DEUS É DEUS DOS VIVOS E NÃO DOS MORTOS (Mc 12,18-27)

Alguns saduceus se aproximam de Jesus, e questionam a respeito da ressurreição. Os saduceus não acreditavam na ressurreição, eram formados pela aristocracia sacerdotal de Jerusalém, eram intelectuais. Já os fariseus acreditavam veementemente na ressurreição. Os saduceus querendo provar para Jesus, o absurdo da ressurreição, apresentam um caso limite: se uma mulher desposou sete homens, de qual será esposa no além? Jesus responde em duas palavras: depois da morte as pessoas serão como anjos de Deus, ou seja, participantes da vida imortal que supera a necessidade da reprodução. Na lei dada a Moisés, Deus se apresenta como o Deus dos vivos. Portanto, aqueles que o amam, não podem morrer para sempre.
Ao responder para os saduceus, Jesus oferece a todo cristão, respostas para o fundamento da nossa fé, que é a ressurreição. A vida após a morte será transformada. É vida superior, elevada dignificada e revestida de glória. Seremos como os anjos, teremos vida espiritual, participaremos com nossa humanidade na eternidade, porém humanidade divinizada pela graça de Deus. É como uma nova criação, inteiramente obra de Deus. Portanto, a ressurreição não é coisa deste mundo, não é pensada como possível, ou impossível com base na vida terrena. A vida eterna, a ressurreição não é continuação da vida terrena.
A ressurreição é inteiramente obra e ação de Deus. Nós não ressuscitaremos somente de alma, mas ressuscitaremos inteiramente, isto é, a pessoa inteira. Deus nos transformará na morte, passaremos por um processo totalmente novo (Cor 15, 35-38). As Sagradas Escrituras afirmam-nos que seremos revestidos de imortalidade com um corpo novo, Jesus foi o primogênito dentre os mortos, e o que o pai realizou em seu Filho Jesus, continua realizando em todos os seus filhos (as) que tanto ama.
Deus é Deus dos vivos, e não de mortos, afirma Jesus. Ele questiona: “Acaso não estais enganados, por não conhecerdes a escritura e poder de Deus?” Aqui Jesus apresenta o porquê de tanta confusão a respeito da ressurreição. Desconhecimento das Sagradas Escrituras e do poder de Deus. Muitos não conhecem a Palavra de Deus, e não dão crédito nela. Por não confiarem em Deus, por não o conhecerem desconhecem seu poder. Deus é forte, e poderoso. Seu amor é mais forte que as forças da morte. Ele é o Deus da vida, e aqueles que creem nele, ele pode realizar sua promessa, ou seja, ressuscitar o ser humano, ou seja, fazê-lo viver para sempre.
Padre Reginaldo José da Silva
Cura da Catedral de Guaxupé
Desenvolvido por Minas Web